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terça-feira, 6 de novembro de 2012

Israel: A Devoção de Rute à Naomi



O lesbianismo é ignorado, basicamente, nos textos judaicos e na Bíblia, apesar da referência que normalmente se faz a Rute e Naomi entre as fileiras homossexuais que lutam por uma forma de reconhecimento no texto da Sagrada Escritura desta forma de amor para, de alguma forma, desconstruir o discurso religioso que prega que as formas de relacionamento homoerótico são pecado. Rute e Naomi tornaram-se então as heroínas lésbicas do texto bíblico. Se faz referência a este trecho do livro de Rute (1:8-18): " 'Ide, e voltai para a casa de vossa mãe', disse ela às suas noras, 'O Senhor use convosco misericórida, como vós usastes os que morreram e comigo! Que eles vos conceda paz em vossos lares, cada uma na casa de seu marido'. E beijou-as. Elas puseram-se a chorar: 'Nós iremos contigo para o teu povo', disseram as noras. 'Ide, minhas filhas', replicou Naomi, 'por que haveis de vir comigo? Por ventura tenho eu ainda em meu seio filhos que possam tornar-se vossos maridos?' (...) Então elas desataram a chorar. Orfa beijou a sua sogra, porém Rute não quis separar-se dela. 'Eis que tua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses', disse-lhe Naomi, 'vai com ela'. 'Não insistas comigo', respondeu Rute, 'para que eu te deixe e me vá longe de ti. Aonde fores, eu irei; aonde habitares, eu habitarei. O teu povo é meu povo, o teu Deus meu Deus. Na terra em que morreres, quero também eu morrer e aí ser sepultada. O Senhor trate-me com todo o rigor, se outra coisa, a não ser a morte me separar de ti!'. Ante tal resolução, Noemi não insistiu mais". Este trecho é tomado como uma grande declaração de amor lésbico entre a nora Rute e a sogra Naomi, apesar de em nenhum momento o texto bíblico expressar nada mais do que uma nora que se considera parte da família da sogra após o casamento, não pertencendo mais a sua antiga casa, seus antigos deuses e sua antiga família. Sou da opinião que este texto não faz referência a nenhum relacionamento homoerótico e eu estranharia se encontrasse uma referência qualquer que fosse num texto escrito somente para homens sobre algo que lidava diretamente com a intimidade feminina.
O Talmud faz apenas duas referências ao lesbianismo, e nestas fica claro a pouca importância dada a matéria pelos sábios, como as próprias mulheres. A palavra mesolelot que é associada ao lesbianismo pode ser traduzida como "o roçar entre duas genitálias" (levamot) e refere-se basicamente ao contato sexual sem penetração, aparece num trecho que refere-se a uma mãe masturbando o filho, contudo também aparece em uma discussão entre os rabis para definir se as mulheres que praticam sexo com outras mulheres (mesolelot) são desqualificadas para o casamento com os sacerdotes. Eliezer Ben Horquenus afirma que a relação sexual com um homem solteiro, feita com o propósito de apenas ter prazer, sem envolvimento marital, transforma a mulher numa zonah (prostituta), porém, quando a relação ocorre entre duas mulheres a ofensa não requer nenhuma punição. Não existe nenhuma punição, nem açoitamento, apedrejamento ou qualquer outro, isto porque nenhum mandamento bíblico era contra a relação sexual entre duas mulheres, o que inclusive as tornava aptas a casar com qualquer homem judeu, porém aconselha Eliezer Ben Horquenus que os homens vigiem rigorosamente suas mulheres, impedindo-as de visitar ou receber visitas de mulheres com estes hábitos.
A falta de legislação sobre uma relação homoerótica entre duas mulheres pode soar para alguns como uma permissão, mas isso seria não reconhecer o status de objeto que pertence ao homem do próprio corpo feminino. A legislação então preocupa-se sobretudo, ao falar da mulher, de reforçar seu lugar de objeto que pertence ao homem (casamento) e garantir essa posse quando outro homem a ameaça (interdições sexuais como incesto ou punições para o adultério), para o legislador que escreve a Bíblia e o Talmud não existe risco algum quando duas mulheres estão juntas porque sua posse não estava ameaçada já que ao contrário do que acontecia em regiões como o Egito, não havia a possibilidade de mulheres hebraicas terem uma vida independente de homens em sua sociedade.






8 comentários:

  1. Muito bom o texto, informações bem pertinente,
    de fato sempre ouvi e li poucas coisas sobre relações lésbicas na história antiga

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  2. Interessante está diante de observações como essa, como eu raramente leio textos bíblicos só tomo algum conhecimento em leituras assim.
    Abraços1

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    1. por isso acho importante falar sobre este assunto aqui, Luiz, acho q todos devemos ter contato com esse texto pq ele é uma das balizas de nossa sociedade. não acha?

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  3. O livro de Ruth tem sua datação bastante discutida, embora os costumes aduzidos no livro sejam pré-exílicos – e que se referem a uma legislação anterior ao Deuteronômio – é preferível coloca-lo em um contexto pós-exílicos, principalmente no que diz respeito a sua elaboração teológica(universalismo, concepção da retribuição e sentido do sofrimento). A narração , de certa maneira, combate o ‘mito’ da raça pura – das disposições de Esdras e Neemias . Ruth é colocada na linhagem de ninguém menos que o Rei Davi ... uma moabita! Davi trazia em si sangue estrangeiro; era já um ‘sinal’ da solidariedade física que Israel deveria transmitir a outros povos. Também não vejo um relacionamento homoerótico no texto. O que aparece mais claramente no texto é um esbouço da cultura feminina que, dentro de um mundo masculino, conseguem encontrar cumprimento ‘prazenteiro’ dentro das estruturas sociais.
    Quanto as citações de relações homoeróticas femininas, é realmente difícil encontra-las (de uma maneira clara), diferente das relações masculinas que são mais abundantes, principalmente nos escritos apócrifos, em Qumran e pseudo-epigráficos.

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    1. que escritos apócrifos são esses q vc citou, moço? não conheço, não fica escondendo o ouro não, vai.

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    2. Existem algumas referencias espalhadas nas mais variadas fontes da literatura judaica, principalmente nos escritos apócrifos e nos de língua grega, entre eles: O pergaminho das Ordenações de Qunran, Pseudo Focilide, Flavio Josefo- Antiguidade Judaica, Terceiro Livro dos Sibilinos, Filon – Hypothetica ... etc.
      Se você se interessar pelo assunto, posso te mandar o elenco completo, não apenas sobre o homossexualismo mas também sobre a sexualidade de uma maneira geral.

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    3. Por favor, claro que me interesso, me manda sim!! *m*

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" Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente."

Ernest Hemmingway